Nas últimas semanas recebi vários bebés com obstrução do canal lacrimal, pelo que decidi escrever uma pequena informação sobre como a Osteopatia pode ajudar nesta condição.
A obstrução do canal lacrimal (total ou parcial) surge por dificuldade em drenar a lágrima. O olho fica a lacrimejar e com sinais de irritação, ou seja, fica mais vermelho, inchado e pode muitas vezes formar crostas nas pestanas e cantos do olho. Esta situação pode ser constante ou ocorrer de forma intermitente.
A obstrução do canal lacrimal pode surgir por diversas causas, sendo as mais frequentes as compressões do crânio e da face que podem ocorrer no período intra-uterino (pré-parto) e ou durante o trabalho de parto.
As compressões ou forças exercidas podem alterar a qualidade e eficácia da drenagem e circulação de fluidos da face, levando a uma disfunção do sistema naso-lacrimal.
A Osteopatia actua com facilidade neste tipo de situações, pois através das suas técnicas é possível libertar as restrições das estruturas do crânio e da face, melhorando a drenagem dos fluidos, evitando infeções do canal lacrimal e promovendo o conforto do bebé.
As causas mais frequentes para a ocorrência de obstrução do canal lacrimal no bebé são:
– Gravidez de gémeos
– Alteração da forma do útero da mãe
– Prematuros
– Partos muito longos ou difíceis
– Apresentação difícil do bebé no canal do parto, por exemplo quando se apresentam de face.